A Fundação Educar nasceu de um valor
que sempre esteve presente na família Paschoal:

a responsabilidade de colaborar com a sociedade em seu entorno.

Essa foi uma maneira encontrada para retribuir toda a ajuda com que a empresa contou ao superar inúmeros desafios.
Desde os anos 1960, a solidariedade já era muito presente na família através de ações de voluntariado no Rotary, asilo Lar dos Velhinhos, Instituto Dom Nery, entre outras instituições.

A Cia. DPaschoal, nos anos 1970 e 1980, contribuía com cerca de 5 entidades sociais a cada filial aberta em todo o Brasil.

Ainda nesse período, se intensificou no Brasil o debate sobre temas críticos como educação e o papel das empresas em suas áreas de responsabilidade. Neste cenário, escolhemos o nosso foco: educação para a cidadania.
Comprometimento, participação social, ideias inovadoras, solidariedade, vivência de problemas sociais e desafios educacionais inspiraram a consolidação das ações até então realizadas.

Assim, em 1989 nasce a Fundação Donato Paschoal, liderança em movimentos voluntários e atividades de construção social. Ao longo do tempo, a companhia assumiu o compromisso e visão colaborativa do projeto e, em 1998, o nome passa a ser Fundação Educar DPaschoal.

Hoje, depois de 30 anos de histórias e aprendizados, a essência se manteve mas uma nova fase se inicia: somos a Fundação Educar.

“Os Incomodados
que Mudem o Mundo:
Histórias de quem
fez (e faz) o Terceiro
Setor no Brasil”

Leitura inspiradora! Fruto de parceria entre a Fundação Educar e a Editora Senac, o livro da jornalista Cláudia de Castro Lima traz histórias de pessoas que fizeram do incômodo o motor para transformar realidades.
Entre os 17 empreendedores sociais entrevistados, está o nosso presidente, Luis Norberto Pascoal, que compartilhou mais sobre a trajetória da Fundação. O lançamento oficial da obra aconteceu em dezembro de 2019 na sede do Todos Pela Educação (São Paulo/SP) e reuniu diversos nomes importantes para os nossos 30 anos de história e para a construção do terceiro setor no Brasil.

Linha do tempo