O eixo Educar Para o Protagonismo – com projetos Academia Educar, Academia Educar em Rede e Formação de Educadores – tem como desafio auxiliar as pessoas a se reconhecerem protagonistas e desenvolverem suas competências socioemocionais, fundamentais para seus projetos de vida e para que possam contribuir positivamente com a nossa sociedade.
![gfx-prot gfx-prot](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2021/06/gfx-prot-380x420.png)
Academia Educar
O primeiro projeto da Fundação Educar promove a formação de jovens em escolas públicas e cria oportunidades para que adolescentes de 13 a 16 anos descubram o seu potencial, se reconheçam protagonistas e sejam capazes de transformar a sua realidade, de suas escolas e comunidades.
![](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2021/06/ico-metodo-150x150.png)
Metodologia Academia
Educar: de jovem para jovem
![](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2021/06/acad-ico1.png)
Protagonismo juvenil (Professor Antônio Carlos Gomes da Costa)
![](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2021/06/acad-ico2.png)
Garantir espaços e condições para desenvolvimento do jovem
![](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2021/06/acad-ico3.png)
Práticas
cidadãs e solidárias
![](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2021/06/acad-ico4.png)
Solução
de problemas reais
![](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2021/06/acad-ico5.png)
Projeto baseado nos Quatro Pilares da Educação: Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer (do Relatório UNESCO “Educação do século 21: um tesouro a descobrir”).
![](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2021/06/acad-grupos-1024x457.png)
Em parceria com as Diretorias de Ensino Leste e Oeste e a Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP, a Academia Educar atua ao longo do ano letivo, no contraturno escolar, com uma intensa programação composta por oficinas e projetos-desafios.
Acreditando que bons resultados devem ser multiplicados, a metodologia da Academia Educar foi disponibilizada no livro Academia Educar: da Inspiração à Prática.
Inspire-se e vamos, juntos, trabalhar em prol de estimular toda a energia criativa e empreendedora dos jovens brasileiros.
![acad-book acad-book](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2021/06/acad-book-480x420.png)
BOAS PRÁTICAS
Educar para o Protagonismo
Conselho de Jovens Educar para o Protagonismo
Em 2020 nasceu a ideia de criar um Conselho de Jovens da Fundação Educar, com o objetivo de discutir temas, estratégias e demandas sociais pertinentes ao eixo “Educar para o Protagonismo”, garantindo a pluralidade de pensamentos e a constante inovação dos projetos.
Os conselheiros terão como responsabilidade contribuir com a construção coletiva desses encontros mensais e devem estudar sobre temas como: juventudes, protagonismo juvenil, formação de educadores, educação no século 21, diversidade, entre outros.
O conselho deve ser constituído por jovens protagonistas que já passaram pela monitoria do projeto Academia Educar, tenham idade entre 18 e 29 anos, e estejam atuantes na sociedade, através da participação ativa e voluntária em projetos sociais, ligas acadêmicas, conselhos, comitês, grupos de trabalho e coletivos.
Conheça os membros do Conselho de Jovens 2024:
![Mulher branca de cabelos castanhos, lisos e compridos.](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2024/03/Ana-Menelau-225x300.jpeg)
Anna Clara Menelau, 20 anos
Foi monitora na Academia Educar em 2018. Atualmente, estuda biomedicina e trabalha como Social Media em Campinas (SP).
Da Academia, aprendeu o tesouro do saber e a arte de enxergar o mundo com os olhos do coração e a não desistir no primeiro obstáculo.
![Mulher branca, sorrindo, com cabelos castanho e presos em uma trança.](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2024/03/Camila-225x300.jpeg)
Camilla Pompermayer, 20 anos
Foi monitora na Academia Educar em 2019. Atualmente, trabalha como Barista na Abigail Coffee Co em Campinas (SP).
Da Academia, trouxe a esperança no próximo, esperança em dias melhores e com isso facilita na crença de que as coisas vão dar certo, que somos potência e que podemos sim mudar o mundo!
![Homem negro com cabelos pretos e crespos.](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2024/03/Jeff-240x300.jpeg)
Jeferson dos Santos, 21 anos
Foi monitor na Academia Educar em 2020 e em 2021. Atualmente, trabalha com atendimento ao público na C&A em Campinas (SP).
Da Academia, aprendeu que ninguém perde, todo mundo ganha… ganha conhecimento, ganha amigos e, acima de tudo sabedoria!
![Homem pardo de cabelos pretos e crespos. Usa cavanhaque.](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2024/03/Joao-225x300.jpeg)
João Victor da Silva, 21 anos
Foi monitor na Academia Educar em 2017. Atualmente, trabalha na área comercial da DPK , empresa do grupo DPaschoal em Campinas (SP).
Da Academia, leva experiências que o tornaram mais incomodado, crítico, e mais ativo em temas humanitaristas.
![Mulher parda de cabelos pretos, cacheados e longos.](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2024/03/Livia-I-300x300.jpeg)
Lívia Campos, 19 anos
Foi jovem na Academia Educar em 2019. Atualmente, estuda Terapia Ocupacional na UNESP em Marília (SP).
Da Academia, aprendeu a importância de ser protagonista da sua própria história!
![Mulher negra de cabelos crespos, pretos e curtos. Usa óculos.](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2024/03/Majori-255x300.jpeg)
Majori Silva, 24 anos
Foi monitora da Academia Educar em 2015. Atualmente, estuda Ciências Sociais na UFBA em Salvador (BA) e é estagiária, contadora de histórias e escritora.
Da Academia, aprendeu que o conhecimento deve ser compartilhado e que podemos descobrir nossos pontos fortes e pontos a melhorar de maneira leve.
![Mulher parda com cabelos cacheados e curtos. Usa óculos.](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2024/03/Marina-225x300.jpeg)
Marina da Silva, 17 anos
Foi monitora da Academia Educar em 2023. Atualmente, é estudante do 3° ano do Ensino Médio, vestibulanda e estagia na MaxxiTrainning, empresa do grupo DPaschoal em Campinas (SP).
Da Academia, aprendeu que ser protagonista da sua história é o primeiro passo, mas entender seu papel dentro de uma sociedade é o que realmente nos faz protagonistas.
![Mulher branca, de cabelos castanhos, lisos e até os ombros.](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2024/03/Rafa-236x300.jpeg)
Rafaela Obrownick, 22 anos
Foi monitora da Academia Educar em 2017. Atualmente, trabalha na área de comunicação em São Paulo (SP) e é escritora de ficção especulativa.
Da Academia, leva a inquietude necessária para continuar mudando o (seu pedacinho do) mundo e a humildade em aprender com todos que fazem parte da sua jornada!
Formação de Educadores
A Fundação Educar entende que a figura do educador nas escolas ocupa um papel fundamental na formação do ser humano integral, tem enorme poder de transformação e alcança um público ainda maior de jovens.
Com base nos resultados positivos apresentados ao longo de 30 anos de atuação com adolescentes, fomos convidados a compartilhar nossa experiência e inspirar mais educadores a aplicarem práticas de protagonismo juvenil como estratégia educativa para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e de cidadania.
O projeto nasce de uma parceria da Fundação Educar com as Diretorias de Ensino Regional Leste e Oeste de Campinas/SP e com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas e hoje se espalha pelo Brasil afora!
Se você é de uma Secretaria Municipal de Educação e deseja levar a Formação de Educadores para a sua cidade, entre em contato com a nossa equipe: fundacao@educardpaschoal.org.br
Oferecemos as seguintes formações:
• Mentoria em Protagonismo Juvenil
• Competências Socioemocionais
• Gestão de Conflitos
Além da equipe da Fundação Educar, os monitores juvenis do projeto Academia Educar participam ativamente da Formação de Educadores, levando a voz e a potência do jovem para essa construção coletiva de práticas e saberes.
![](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2021/06/dados-ico2.png)
+500
professores formados desde 2016
![](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2021/06/dados-ico3.png)
+1.300
educadores presentes nas 15 edições do Encontro Educação e Participação
![](https://fundacaoeducar.org.br/wp-content/uploads/2021/06/dados-ico1.png)
Publicação de Guias para Educadores com a Metodologia da Academia Educar
O que estamos fazendo?
Parceria com o
Instituto Padre Haroldo
O Instituto Padre Haroldo é uma instituição de Campinas/SP referência em programas de educação e prevenção, acolhimento institucional, educação social e programa de recuperação de dependência química. A organização passou a aplicar a metodologia da Academia Educar no projeto de prevenção com adolescentes que já realizava. Por meio de encontros com membros da Fundação Educar e com monitores juvenis, o Instituto desenvolveu atividades inspiradas em nossas oficinas e projetos-desafios, visando o desenvolvimento de competências socioemocionais dos jovens atendidos.
Formação de
Educadores em parceria
com a Daterra Coffee
Em parceria com a Daterra Coffee e Secretaria Municipal de Educação de Patrocínio/MG, a Fundação Educar esteve na cidade mineira para compartilhar sua experiência em protagonismo juvenil com os educadores da região.
Para os encontros dessa Formação de Educadores acontecerem, contamos com a ajuda dos monitores juvenis da Academia Educar e dos jovens protagonistas da Academia do Grão – projeto desenvolvido pela Daterra Coffee na cidade com inspiração na Educar. Estiveram presentes professores do ensino fundamental e da educação infantil.
Encontro Educação
e Participação
Desde 2006 o Encontro Educação e Participação – A Escola Como Centro de Cidadania é uma ação de fortalecimento e espaço de aprendizagem para educadores. A iniciativa tem mobilizado parceiros da Fundação Educar para debater sobre temas como processos de aprendizado, soluções inovadoras, valorização do papel do professor, ensino público de qualidade, resiliência, cidadania.