A mudança começa em cada um de nós

O eixo Educar Para o Protagonismo – com projetos Academia Educar, Academia Educar em Rede e Formação de Educadores – tem como desafio auxiliar as pessoas a se reconhecerem protagonistas e desenvolverem suas competências socioemocionais, fundamentais para seus projetos de vida e para que possam contribuir positivamente com a nossa sociedade.

gfx-prot

Academia Educar

O primeiro projeto da Fundação Educar promove a formação de jovens em escolas públicas e cria oportunidades para que adolescentes de 13 a 16 anos descubram o seu potencial, se reconheçam protagonistas e sejam capazes de transformar a sua realidade, de suas escolas e comunidades.

Metodologia Academia
Educar: de jovem para jovem

 Protagonismo juvenil (Professor Antônio Carlos Gomes da Costa)

Garantir espaços e condições para desenvolvimento do jovem

Práticas
cidadãs e solidárias

Solução
de problemas reais

Projeto baseado nos Quatro Pilares da Educação: Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer (do Relatório UNESCO “Educação do século 21: um tesouro a descobrir”).

Em parceria com as Diretorias de Ensino Leste e Oeste e a Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP, a Academia Educar atua ao longo do ano letivo, no contraturno escolar, com uma intensa programação composta por oficinas e projetos-desafios.
Acreditando que bons resultados devem ser multiplicados, a metodologia da Academia Educar foi disponibilizada no livro Academia Educar: da Inspiração à Prática.

Inspire-se e vamos, juntos, trabalhar em prol de estimular toda a energia criativa e empreendedora dos jovens brasileiros.

acad-book

BOAS PRÁTICAS

Educar para o Protagonismo

Jornada
Academia Educar

Oficinas que promovem o diálogo e a interação entre jovens sobre os mais diversos temas.

Monitores juvenis

Seja promotor(a) de um programa de desenvolvimento de monitoria juvenil em sua escola e/ou comunidade.

Conselho de Jovens Educar para o Protagonismo

Em 2020 nasceu a ideia de criar um Conselho de Jovens da Fundação Educar, com o objetivo de discutir temas, estratégias e demandas sociais pertinentes ao eixo “Educar para o Protagonismo”, garantindo a pluralidade de pensamentos e a constante inovação dos projetos.

Os conselheiros terão como responsabilidade contribuir com a construção coletiva desses encontros mensais e devem estudar sobre temas como: juventudes, protagonismo juvenil, formação de educadores, educação no século 21, diversidade, entre outros.

O conselho deve ser constituído por jovens protagonistas que já passaram pela monitoria do projeto Academia Educar, tenham idade entre 18 e 29 anos, e estejam atuantes na sociedade, através da participação ativa e voluntária em projetos sociais, ligas acadêmicas, conselhos, comitês, grupos de trabalho e coletivos.

Conheça os membros do Conselho de Jovens 2024:

Formação de Educadores

A Fundação Educar entende que a figura do educador nas escolas ocupa um papel fundamental na formação do ser humano integral, tem enorme poder de transformação e alcança um público ainda maior de jovens.

Com base nos resultados positivos apresentados ao longo de 30 anos de atuação com adolescentes, fomos convidados a compartilhar nossa experiência e inspirar mais educadores a aplicarem práticas de protagonismo juvenil como estratégia educativa para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e de cidadania.

O projeto nasce de uma parceria da Fundação Educar com as Diretorias de Ensino Regional Leste e Oeste de Campinas/SP e com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas e hoje se espalha pelo Brasil afora!

Se você é de uma Secretaria Municipal de Educação e deseja levar a Formação de Educadores para a sua cidade, entre em contato com a nossa equipe: fundacao@educardpaschoal.org.br
Oferecemos as seguintes formações:

• Mentoria em Protagonismo Juvenil
• Competências Socioemocionais
• Gestão de Conflitos

Além da equipe da Fundação Educar, os monitores juvenis do projeto Academia Educar participam ativamente da Formação de Educadores, levando a voz e a potência do jovem para essa construção coletiva de práticas e saberes.

+500

professores formados desde 2016

+1.300

educadores presentes nas 15 edições do Encontro Educação e Participação

Publicação de Guias  para Educadores com a Metodologia  da Academia Educar

O que estamos fazendo?

Parceria com o
Instituto Padre Haroldo

O Instituto Padre Haroldo é uma instituição de Campinas/SP referência em programas de educação e prevenção, acolhimento institucional, educação social e programa de recuperação de dependência química. A organização passou a aplicar a metodologia da Academia Educar no projeto de prevenção com adolescentes que já realizava. Por meio de encontros com membros da Fundação Educar e com monitores juvenis, o Instituto desenvolveu atividades inspiradas em nossas oficinas e projetos-desafios, visando o desenvolvimento de competências socioemocionais dos jovens atendidos.

Formação de
Educadores em parceria
com a Daterra Coffee

Em parceria com a Daterra Coffee e Secretaria Municipal de Educação de Patrocínio/MG, a Fundação Educar esteve na cidade mineira para compartilhar sua experiência em protagonismo juvenil com os educadores da região.
Para os encontros dessa Formação de Educadores acontecerem, contamos com a ajuda dos monitores juvenis da Academia Educar e dos jovens protagonistas da Academia do Grão – projeto desenvolvido pela Daterra Coffee na cidade com inspiração na Educar. Estiveram presentes professores do ensino fundamental e da educação infantil.

Encontro Educação
e Participação

Desde 2006 o Encontro Educação e Participação – A Escola Como Centro de Cidadania é uma ação de fortalecimento e espaço de aprendizagem para educadores. A iniciativa tem mobilizado parceiros da Fundação Educar para debater sobre temas como processos de aprendizado, soluções inovadoras, valorização do papel do professor, ensino público de qualidade, resiliência, cidadania.

Histórico de Encontros