O eixo Educar Para o Protagonismo – com projetos Academia Educar, Academia Educar em Rede e Formação de Educadores – tem como desafio auxiliar as pessoas a se reconhecerem protagonistas e desenvolverem suas competências socioemocionais, fundamentais para seus projetos de vida e para que possam contribuir positivamente com a nossa sociedade.

Academia Educar
O primeiro projeto da Fundação Educar promove a formação de jovens em escolas públicas e cria oportunidades para que adolescentes de 13 a 16 anos descubram o seu potencial, se reconheçam protagonistas e sejam capazes de transformar a sua realidade, de suas escolas e comunidades.

Metodologia Academia
Educar: de jovem para jovem

Protagonismo juvenil (Professor Antônio Carlos Gomes da Costa)

Garantir espaços e condições para desenvolvimento do jovem

Práticas
cidadãs e solidárias

Solução
de problemas reais

Projeto baseado nos Quatro Pilares da Educação: Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer (do Relatório UNESCO “Educação do século 21: um tesouro a descobrir”).

Em parceria com as Diretorias de Ensino Leste e Oeste e a Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP, a Academia Educar atua ao longo do ano letivo, no contraturno escolar, com uma intensa programação composta por oficinas e projetos-desafios.
Acreditando que bons resultados devem ser multiplicados, a metodologia da Academia Educar foi disponibilizada no livro Academia Educar: da Inspiração à Prática.
Inspire-se e vamos, juntos, trabalhar em prol de estimular toda a energia criativa e empreendedora dos jovens brasileiros.

BOAS PRÁTICAS
Educar para o Protagonismo
Conselho de Jovens Educar para o Protagonismo
Em 2020 nasceu a ideia de criar um Conselho de Jovens da Fundação Educar, com o objetivo de discutir temas, estratégias e demandas sociais pertinentes ao eixo “Educar para o Protagonismo”, garantindo a pluralidade de pensamentos e a constante inovação dos projetos.
Os conselheiros terão como responsabilidade contribuir com a construção coletiva desses encontros mensais e devem estudar sobre temas como: juventudes, protagonismo juvenil, formação de educadores, educação no século 21, diversidade, entre outros.
O conselho deve ser constituído por jovens protagonistas que já passaram pela monitoria do projeto Academia Educar, tenham idade entre 18 e 29 anos, e estejam atuantes na sociedade, através da participação ativa e voluntária em projetos sociais, ligas acadêmicas, conselhos, comitês, grupos de trabalho e coletivos.
Conheça os membros do Conselho de Jovens 2021:

Giovanna Inácio, 19 anos
Foi monitora na Academia Educar em 2016 e voluntária em projetos nos anos seguintes. Técnica em enfermagem pelo Colégio Técnico da Unicamp e estudante para o vestibular.

Majori Silva, 21 anos
Estudante e assistente administrativo na DPaschoal. Foi Monitora Juvenil da Academia Educar em 2015 e atualmente lidera projetos de incentivo à leitura em comunidade.

Miriã Moraes, 19 anos
Apaixonada pelo mundo, tem como objetivo explorar a sua diversidade e possibilidades. Em 2015, foi jovem da Academia Educar, em 2016 foi monitora juvenil e em 2017/2018 fez parte do time da Fundação Educar como estagiária.

Nilson Gabriel, 20 anos
Amante das artes e da psicologia, é universitário de Administração na Policamp, foi Monitor Juvenil em 2016 e conselheiro de Empresa Júnior em 2020.

Rafaela Negretti, 22 anos
Foi monitora juvenil da Academia Educar e, posteriormente, compôs o time da Fundação Educar. Atualmente, cursa Fonoaudiologia na Unicamp e é membro coordenadora de entidades acadêmicas gerenciando projetos na Universidade.

Rafaela Obrownick, 19 anos
Estudante de Relações Internacionais pela Facamp e líder do Projeto Eva, uma iniciativa de empreendedorismo social da Enactus Facamp
Formação de Educadores
A Fundação Educar entende que a figura do educador nas escolas ocupa um papel fundamental na formação do ser humano integral, tem enorme poder de transformação e alcança um público ainda maior de jovens.
Com base nos resultados positivos apresentados ao longo de 30 anos de atuação com adolescentes, fomos convidados a compartilhar nossa experiência e inspirar mais educadores a aplicarem práticas de protagonismo juvenil como estratégia educativa para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e de cidadania.
O projeto nasce de uma parceria da Fundação Educar com as Diretorias de Ensino Regional Leste e Oeste de Campinas/SP e com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas e hoje se espalha pelo Brasil afora!
Se você é de uma Secretaria Municipal de Educação e deseja levar a Formação de Educadores para a sua cidade, entre em contato com a nossa equipe: fundacao@educardpaschoal.org.br
Oferecemos as seguintes formações:
• Mentoria em Protagonismo Juvenil
• Competências Socioemocionais
• Gestão de Conflitos
Além da equipe da Fundação Educar, os monitores juvenis do projeto Academia Educar participam ativamente da Formação de Educadores, levando a voz e a potência do jovem para essa construção coletiva de práticas e saberes.

+500
professores formados desde 2016

+1.300
educadores presentes nas 15 edições do Encontro Educação e Participação

Publicação de Guias para Educadores com a Metodologia da Academia Educar
O que estamos fazendo?
Parceria com o
Instituto Padre Haroldo
O Instituto Padre Haroldo é uma instituição de Campinas/SP referência em programas de educação e prevenção, acolhimento institucional, educação social e programa de recuperação de dependência química. A organização passou a aplicar a metodologia da Academia Educar no projeto de prevenção com adolescentes que já realizava. Por meio de encontros com membros da Fundação Educar e com monitores juvenis, o Instituto desenvolveu atividades inspiradas em nossas oficinas e projetos-desafios, visando o desenvolvimento de competências socioemocionais dos jovens atendidos.
Formação de
Educadores em parceria
com a Daterra Coffee
Em parceria com a Daterra Coffee e Secretaria Municipal de Educação de Patrocínio/MG, a Fundação Educar esteve na cidade mineira para compartilhar sua experiência em protagonismo juvenil com os educadores da região.
Para os encontros dessa Formação de Educadores acontecerem, contamos com a ajuda dos monitores juvenis da Academia Educar e dos jovens protagonistas da Academia do Grão – projeto desenvolvido pela Daterra Coffee na cidade com inspiração na Educar. Estiveram presentes professores do ensino fundamental e da educação infantil.
Encontro Educação
e Participação
Desde 2006 o Encontro Educação e Participação – A Escola Como Centro de Cidadania é uma ação de fortalecimento e espaço de aprendizagem para educadores. A iniciativa tem mobilizado parceiros da Fundação Educar para debater sobre temas como processos de aprendizado, soluções inovadoras, valorização do papel do professor, ensino público de qualidade, resiliência, cidadania.