Responsabilidade social, participação cidadã, protagonismo e voluntariado na Cia. DPaschoal

No eixo SER Educar, a Fundação Educar compartilha sua experiência em responsabilidade social e atua junto às empresas da Companhia DPaschoal construindo ações para fortalecer os valores do Jeito de SER DPaschoal: Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade (SER).

Academia Educar para Aprendizes: O Programa Jovem Aprendiz, além de propor atividades práticas dentro da própria empresa, oferece formação em protagonismo, competências socioemocionais e cidadania ativa junto à Fundação Educar e à área de Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Formação de Estagiários: A Educar é responsável pela mentoria e suporte ao SER Protagonista, atividade do programa de estágio na qual os participantes planejam e aplicam um projeto de responsabilidade social.

Programa de Trainees: Como parte do desenvolvimento, os trainees da Cia. DPaschoal participam ativamente de projetos em parceria com o eixo Educar para o Protagonismo. No Oásis Educar, apadrinham jovens da rede pública de ensino e trocam vivências para a construção do sonho da comunidade escolar parceira. Em outro momento, realizam um exercício de escuta, identificam demandas e possuem o desafio de elaborar uma atividade com tema significativo ao projeto de vida dos jovens participantes.

O investimento agrícola da Companhia DPaschoal tem como foco a produção e exportação de cafés especiais, com distribuidores em todo o mundo, e possui certificado internacional de responsabilidade ambiental e social. Junto à Daterra, a Educar já aplicou a Formação de Educadores em Patrocínio/MG para centenas de educadores e gestores. Em Patrocínio, a Daterra desenvolve a Academia do Grão, projeto inspirado na Academia Educar, que compartilhou sua experiência e facilitou atividades com jovens. Além disso, o Encontro Educação e Participação, da Educar, é uma inspiração para o evento “Vamos tomar um café?”, com foco no público de educadores em Patrocínio/MG. O projeto Além do Encantamento também já marcou presença com formação de mediadores de leitura e contação de histórias em diversos eventos organizados pela Daterra.

O Prêmio DP Jovem Empreendedor é correalizado pela Fundação Educar e pela DPK, DPaschoal, KDP e AutoZ, com objetivo de estimular jovens com visão empreendedora que já desenvolvem ou desejam desenvolver projetos e ações que gerem impactos sociais positivos. Os jovens têm oportunidade de participar de uma trilha formativa que compartilha ferramentas para desenvolvimento pessoal e profissional. Os encontros online reúnem jovens de todo o Brasil e oferecem formação para planejar um projeto ou ação social.

Clique aqui para saber mais.

O SER Voluntário é o projeto de voluntariado corporativo da Fundação Educar realizado junto às empresas da Cia. DPaschoal. Tem como objetivo engajar colaboradores e familiares, incentivar a solidariedade, promover e reconhecer boas práticas de cidadania, com oportunidades para voluntariado durante todo o ano. É realizado desde 2012 em parceria com a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Cia. DPaschoal e reforça o nosso compromisso por um mundo melhor por meio da simplicidade,  do respeito, da ética e da responsabilidade socioambiental.

Confira algumas iniciativas:

Balão de Histórias

A ação é uma parceria com o projeto Além do Encantamento, que capacita colaboradores e compartilha ferramentas e técnicas para contação de histórias. Num segundo momento, é hora de colocar a mão na massa: os voluntários se reúnem em uma instituição parceira para estimular a leitura das crianças através da contação de histórias.

Concurso Educar e Você de Ações Sociais

Foi criado para contribuir e incentivar colaboradores a promoverem ações sociais, atuarem voluntariamente e estabelecerem pontes e relacionamento focados no desenvolvimento social local. Os colaboradores da Cia. DPaschoal inscrevem ações sociais de instituições de sua localidade, que são avaliadas por uma banca e concorrem a um investimento para aplicar no projeto.

Campanha do Agasalho

Campanha nacional para fomentar a prática da solidariedade em todas as unidades da Cia. DPaschoal, incentivando a arrecadação de roupas, além de estimular o relacionamento com a comunidade local.

Oásis Educar

Tem como objetivo estimular os voluntários das unidades de negócio de Campinas e região a participarem, em parceria com a Academia Educar, do mutirão nas escolas públicas. Essa ação é aberta à comunidade e qualquer um pode participar como voluntário no “Dia do Mão na Massa”.

Conhecendo o Mundo

Esse é um projeto da Academia Educar no qual os jovens pesquisam informações sobre diversos países e constroem uma apresentação para convidados e uma banca avaliadora, composta por colaboradores voluntários da Cia. DPaschoal.

Semana Global de Empreendedorismo

É um movimento que ocorre em diversos países e tem como objetivo conectar, capacitar e inspirar as pessoas a empreender. A Fundação Educar promove a ação entre estudantes de escolas públicas e voluntários da Cia. DPaschoal. A ideia é que os colaboradores compartilhem suas trajetórias de vida com os jovens, reforçando a importância da dedicação e da iniciativa para a realização de sonhos.

Natal Voluntário

Campanha de incentivo à prática da solidariedade através do apadrinhamento de crianças de uma entidade previamente determinada. Assim, os colaboradores presenteiamas crianças com itens levantados como prioridade pela instituição parceira.

VOLUNTARIADO CORPORATIVO

+ 1.000 horas de voluntariado no projeto SER Voluntário
com os colaboradores da Cia. DPaschoal

Guia SER Voluntário

Com base nos anos de prática e experiência do projeto SER Voluntário junto aos colaboradores da Cia. DPaschoal, a Fundação Educar organizou um material que traz as principais dúvidas e informações sobre o tema voluntariado.

O guia tem como objetivo dar suporte e orientações práticas para todos aqueles que desejam atuar em ações voluntárias e pode servir de inspiração para outras instituições que se interessam por iniciativas que fazem a diferença!

Que tal contribuir para uma sociedade mais protagonista e cidadã pormeio do voluntariado?

Para você, o que é SER VOLUNTÁRIO?

“Participei da contação no Balão de Histórias achando que iria passar muitas coisas para as crianças, mas na verdade eu é que fui preenchido de uma perspectiva de mundo totalmente diferente do que eu tinha. É muito emocionante sempre que eu participo de um projeto da Fundação Educar. Entendi através desses momentos que no trabalho voluntário recebemos muito mais do que doamos.”

BENTO FLÁVIO RODRIGUES PEREIRA – Área de Infraestrutura e Facilities

“O voluntariado sempre chamou minha atenção pela maneira como ele nos ajuda a sair da zona de conforto. Não apenas pela oportunidade de levar uma experiência legal para outra pessoa, mas a experiência que cada um se permite vivenciar! Antes eu pensava que voluntariado era uma boa ação que as pessoas faziam lá na África, o que sempre pareceu uma coisa gigantesca pra uma pessoa tão comum (e pequena) como eu. Hoje, eu vejo que é a coisa mais simples da vida, pegar um livro e ler pra alguém ou simplesmente dar uma atenção que o outro precisa. SER Voluntária mudou completamente a minha visão de vida. E isso aconteceu graças à Educar.”

ISABELLA DE FREITAS – Área de Administração de pessoal

“Passei a ver a vida com outro significado. Trabalho voluntário não é somente a doação do seu tempo, é uma troca: troca de experiência, de amor, carinho, afeto, conhecimento… é mágico! Só quem participa sabe o quanto saímos realizados, cheios de vida, com coragem para enfrentar o mundo afora. Quando posso, sempre envolvo minha filha Alice, de 3 anos, para que ela saiba da importância que esse trabalho tem em nossas vidas e na vida do próximo.”

DANIELA RODRIGUES – Área de Transporte

“A Fundação Educar é parte do cidadão que sou hoje. Quando entro em uma sala de aula [na Semana Global do Empreendedorismo] ao tentar transmitir um pouco de conhecimento, muitas vezes me vejo falho, e recebo da vida uma aula de como tratar e amar ao próximo. Tratar e amar ao próximo resumem a Educar. Faço este trabalho pois vejo quão sedentos são os nossos jovens e adolescentes para aprender, receber uma palavra de incentivo e acreditar que o sonho é possível.”

DIOGO DIAS – Área Fiscal