Compartilhar e aprender são práticas que fazem parte do nosso DNA

Ao longo de nossa história, cooperamos com iniciativas que visam o desenvolvimento do terceiro setor, de órgãos públicos, empresas, universidades.

Acreditamos na atuação em rede e entendemos que é nossa responsabilidade fortalecer vínculos e parcerias com demais atores engajados na transformação social e em busca por soluções frente aos desafios sociais do país.

No eixo Cooperar com o Social, incentivamos:

Troca de experiências
com outras instituições

Participação em grupos de discussão e de trabalho em diferentes frentes e causas

Compartilhamento das tecnologias sociais da Fundação Educar e de equipe técnica para trocar e multiplicar conhecimento

Qualificação e estudo para acompanhar os debates do setor social

Fomento de grupos que praticam advocacy e influenciam políticas públicas

Parceiros da Fundação Educar

A Fundação FEAC é uma organização beneficente de assistência social em Campinas/SP. Fundada em 1964, tem como missão a promoção humana, a assistência e o bem-estar social, com prioridade à criança e ao adolescente. A cooperação da Educar com a FEAC existe há muitos anos e se dá em diversos formatos: correalização, patrocínio e participação em projetos variados.

O GIFE é uma organização sem fins lucrativos que reúne os principais investidores do país, sendo eles de origem empresarial, familiar, independente ou comunitária. A Rede GIFE surgiu em 1995, com o apoio de várias instituições e também da Fundação Educar, e reúne atualmente 130 associados, com o objetivo de difundir conhecimentos, trocar experiências e representar o setor perante o governo e outras redes e associações. A Fundação Educar é um dos membros associados ao GIFE e participa de algumas das redes da organização.

O Instituto Padre Haroldo, fundado em 1978, é uma instituição que tem como principal objetivo promover cuidados para a vida por meio de seus programas de educação e prevenção, acolhimento institucional e educação social e programa de recuperação para pessoas acometidas pela dependência química, bem como a difusão deste conhecimento. O Instituto tem o apoio da Educar, que oferece bolsas de estudo para atuais colaboradores que se beneficiaram do programa de recuperação oferecido pelo Instituto, e que hoje, encontram-se em manutenção de seu projeto de vida, no qual a graduação em nível universitário está presente. A tecnologia social da Academia Educar é utilizada no projeto de prevenção que o Instituto realiza com adolescentes.

Em 2006 a Educar contribuiu para a fundação do Todos Pela Educação, movimento da sociedade civil brasileira que tem como missão contribuir para que, até 2022, o país assegure a todas as crianças e jovens o direito à Educação Básica de qualidade. O objetivo do Todos é ajudar a propiciar as condições de acesso, de alfabetização e de sucesso escolar, a ampliação de recursos investidos na Educação Básica e a melhoria da gestão desses recursos. Até hoje a Fundação Educar tem participação no Conselho e no patrocínio do TPE.

A Educar é associada da APF desde 2013 com o objetivo de fortalecer o trabalho já realizado e trocar experiências com outras instituições associadas. A entidade civil criada em 1998 sem finalidade econômica, constituída para defender os interesses institucionais, integrar e representar as fundações do Estado de São Paulo em diversas áreas como a Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia, Assistência Social, Cultura, Pesquisa, Comunicação e Meio Ambiente, dentre outras.

O Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial é uma iniciativa para aprendizado coletivo que reúne profissionais e organizações com atuação e experiência em Voluntariado Empresarial. É organizado por especialistas da área e promove encontros gratuitos bimestrais dos quais a Fundação Educar participa, com programação de palestras, oficinas e debates.

Desde 2016 a Fundação Educar DPaschoal é parceira da Bett Educar, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, oferecendo suporte na divulgação e participando da programação. Em 2018 e 2019, marcamos presença com o Workshop “Protagonismo Juvenil: da Inspiração à Prática”, onde compartilhamos um pouco de nossos 30 anos de experiência com o desenvolvimento de núcleos de protagonismo em escolas da rede pública.

Histórico do Cooperar
com o Social

É muita história para contar! Veja algumas parcerias marcantes que a Fundação Educar já vivenciou:

Instituto 3M, Comitê da Democratização da Informática (CDI) e JP Morgan Chase Foundation.

Já realizamos com esses parceiros dois projetos pilotos que obtiveram grandes resultados para adolescentes de escolas públicas de Campinas/SP.

Iniciação Científica

A Iniciação Científica dá ao aluno a oportunidade do primeiro contato com a prática da pesquisa, além de estimular a análise de problemas, o senso crítico e a capacidade de transformar informações em conhecimento, solução e inovação. Alinhado ao eixo Educar para o Protagonismo, o Projeto Iniciação Científica ofereceu em 2014 oficinas de capacitação para jovens de escolas municipais de Campinas/SP e jovens do projeto Academia Educar. Os grupos trabalharam com o tema “café”, sob a orientação de professores convidados, que participaram de uma formação do Instituto 3M, parceria feita pela Fundação Educar.

Os projetos dos grupos foram aprovados na II Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M. Ao final da feira, o projeto “Efeito da Ingestão dos Compostos do Café em Pacientes de 14 a 17 Anos Diagnosticados com Déficit de Atenção e Hiperatividade” ficou em 1° lugar na categoria Ciências da Saúde. Além do troféu e um vale-compras, o projeto recebeu o credenciamento para participar da MOP (Mostra Paulista de Ciências e Engenharia), organizada pela Escola Politécnica da USP.

Matemágica

Para incentivar os alunos a aprenderem mais sobre matemática, em 2014 a Fundação Educar — com apoio técnico do Comitê da Democratização da Informática (CDI) e da JPMorgan Chase Foundation — implantou na E.E. Prof. José Vilagelin Neto a plataforma de ensino QMágico. A escola da Diretoria de Ensino Leste de Campinas/SP recebeu o método online de ensino e 134 alunos foram beneficiados pelo projeto.

Com o QMágico, os docentes puderam analisar o desenvolvimento da turma ou de um aluno específico, identificando qual o grau de dificuldade para resolução dos exercícios. Conseguiram, assim, definir planos de estudo personalizados para cada estudante. O acesso ao projeto foi feito através dos laboratórios da escola, que foram equipados com computadores e internet banda larga, transformando o ensino em uma linguagem atrativa aos jovens. No fim do ano, os resultados foram significativos: a média de acerto na prova inicial foi de 63,75% e na final foi de 84,5%. Isso mostra que houve um crescimento médio de 20,75% no rendimento das salas participantes.

Ciclo de Diálogos em Educação

Iniciativa da Fundação FEAC que, junto à Secretaria Municipal de Educação de Campinas, tem como foco discutir, criar e efetivar práticas inovadoras que impactem qualitativamente na educação em Campinas/SP por meio da promoção de um campo de diálogo e de colaboração transetorial.

Compromisso Campinas Pela Educação

Lançado em 2007 sob liderança da Fundação FEAC e apoio da Fundação Educar, o Compromisso Campinas pela Educação visava mobilizar a sociedade civil e chamar a atenção para a causa e o tema Educação, evidenciando dados, promovendo estudos, discussões e debates acerca da qualificação da educação, especialmente na cidade de Campinas/SP. O CCE promoveu encontros mensais, divulgação de boletins online e matérias diárias sobre a educação. Além disso, marcou presença em espaços legítimos nos quais a política pública da educação é debatida. Conduziu iniciativas importantes como a Semana da Educação e o Observatório da Educação, criado em 2013.

Prêmio Ethos Valor

A Educar foi apoiadora do Prêmio Ethos Valor, concurso nacional para trabalhos acadêmicos sobre responsabilidade social empresarial e educação para a sustentabilidade. O Prêmio foi idealizado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, organização cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

Prêmio FENEAD/FGV

A Educar apoiou o Prêmio FENEAD/FGV, da Federação Nacional dos Estudantes de Administração, para promoção da cidadania universitária. O objetivo do concurso era contribuir para a formação de universitários mais comprometidos com suas comunidades, refletindo em posturas profissionais engajadas e responsáveis.

ISA

O ISA, Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, funciona dentro do CEASA Campinas e foi criado em 1984 com o apoio de diversas organizações, entre elas a Fundação Educar. O Instituto foi criado para combater a fome e o desperdício de alimentos, garantindo o aproveitamento dos excedentes de hortifrútis a centenas de entidades sociais e milhares de famílias. As toneladas arrecadadas por mês são selecionadas, higienizadas e distribuídas gratuitamente em diversos pontos nos bairros de maior vulnerabilidade social da cidade.

Mesa Brasil SESC

Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. O programa tem base em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

Junior Achievement São Paulo (JASP)

Com atuação em todo Estado, a Junior Achievement São Paulo (JASP) tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. A Educar já realizou diversos projetos em parceria com a equipe, mobilizando jovens, crianças e voluntários em ações como “As Vantagens de Permanecer na Escola”, “Habilidades para o Sucesso” e o programa “Nosso Planeta, Nossa Casa”.

Instituto Rodrigo Mendes

O Instituto Rodrigo Mendes promove a construção de uma sociedade inclusiva por meio da arte. Estivemos em parceria para a produção do livro O Grande Dia, da Coleção Amigos Especiais da Fundação Educar. Além disso, a Educar apoiou a coleção ‘Hope Cup’: xícaras de porcelana ilustradas com obras de arte dos alunos do Instituto Rodrigo Mendes. As vendas das peças, além de contribuírem com os artistas, colaboravam com a sustentabilidade da organização. Também já fizemos ações como Campanha de Natal no Grupo DPaschoal com ilustrações dos artistas do Instituto, compra de cadernos com capas ilustradas, entre outras parcerias.

Instituto Rubem Alves

O Instituto Rubem Alves é uma associação aberta, sem fins econômicos e de interesse público, fundada pelo escritor e educador Rubem Azevedo Alves e sua família. Tem como missão ser um marco na educação, através do desenvolvimento de programas inovadores e alternativos. Rubem Alves foi uma das grandes inspirações para o desenvolvimento em protagonismo juvenil no projeto Academia Educar. Em conjunto com a Educar, além da troca de informações, já desenvolveu parcerias como a publicação do livro “Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender”, que você pode encontrar em nossa Biblioteca Virtual.

Conecta Educação

O Conecta Educação é uma iniciativa da Fundação FEAC que tem como propósito debater, fomentar e compartilhar possíveis soluções que contribuam para eliminação das barreiras que dificultam avanços na educação. Para isso, são realizados encontros mensais, sempre abertos ao público e liderados por especialistas.

IDIS – Instituto para o Desenvolvimento
do Investimento Social

A Fundação Educar é integrante da Coalizão Pelos Fundos Filantrópicos, lançada em junho de 2018 pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).