Incentivo à leitura
(de mundo)

Incentivar a leitura é abrir as portas da imaginação e os caminhos para o futuro que queremos. Para que isso aconteça, diversas mudanças ainda se fazem necessárias. É preciso investimento na produção de livros, no acesso  a esses livros e no incentivo à leitura.

Facilitar o caminho para o desenvolvimento de uma geração de novos leitores no Brasil é o que fundamenta os projetos do eixo Educar para Ler. O Leia Comigo! está focado na criação, publicação  e distribuição de livros infantojuvenis e a ideia é que a criança não leia sozinha. Pensando nisso, o projeto  Além do Encantamento atua na formação de mediadores de leitura, através de oficinas de contação de histórias.

Assim, esperamos continuar contribuindo com uma educação de qualidade, para que as pessoas desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo através da leitura.

Leia Comigo!: há 20
anos fazendo história(s) pelo Brasil

O hábito de ler em conjunto é capaz de fortalecer os vínculos afetivos e a participação ativa na educação desde a primeira infância. Vem daí o nome deste projeto, que é também um convite: Leia Comigo!

O Leia Comigo! é um projeto de incentivo à leitura da Fundação Educar que foi criado em 2000 para estimular o gosto pela leitura e democratizar o acesso ao livro. Para isso, atua com a edição, publicação e distribuição gratuita de livros infantojuvenis em todo o Brasil.

Os livros trazem conteúdos que promovem valores, diversidade, pluralidade, exercício da cidadania e têm como público-alvo instituições sem fins lucrativos que atuam com crianças, adolescentes, familiares, educadores e mediadores de leitura.

Os títulos são produzidos por meio de investimento direto, parcerias e Lei de Incentivo à Cultura. Com o apoio de todos aqueles que acreditam no poder transformador da leitura.

+ de 40 milhões
de livros distribuídos pelo Brasil

+ de 200 títulos produzidos pelo projeto “Leia Comigo!”

+ de 22 mil mediadores
de leitura atuando com os livros

+ de 16 mil instituições
sem fins lucrativos receberam os livros

Milhões de pequenos leitores impactados

Como solicitar livros

As doações dos livros da Fundação Educar são destinadas a instituições sem fins lucrativos, escolas públicas e bibliotecas de todo o Brasil. Os solicitantes podem acompanhar os detalhes do seu pedido pelo sistema online do projeto Leia Comigo!

Para solicitar, basta fazer o cadastro, preencher os campos, descrever as atividades que serão realizadas com os livros e escolher a unidade DPaschoal ou DPK na qual deseja retirar os livros.

Os títulos viajam de carona solidária, por isso seguem sem custo algum aos solicitantes. Assim que chegam, um colaborador da unidade entra em contato para agendar a retirada.
No sistema do Leia Comigo!, a barra de status de acompanhamento do pedido permite monitorar o andamento, além dos e-mails de notificação sobre o processo.

Acesse a nossa Biblioteca Virtual

Os livros infantojuvenis do Leia Comigo!, tutoriais de apoio à contação de histórias e demais materiais produzidos pela Fundação Educar estão disponíveis para download gratuito na nossa Biblioteca Virtual!

Nossas Coleções

A Fundação Educar acredita que um mundo mais justo passa por uma sociedade que inclui, respeita e convive bem com a diversidade. Oferecer à criança leituras que tragam, de forma lúdica, um olhar aberto para o mundo do qual ela faz parte e, ao mesmo tempo, lhe inspire a ser protagonista de sua vida, está em sintonia com a transformação que tanto sonhamos para a sociedade.

Leia Comigo! na prática

É sempre gratificante e emocionante para a Fundação Educar saber mais sobre os caminhos que os nossos livros percorrem Brasil afora e principalmente sobre as vidas que eles podem marcar.
São 20 anos de incentivo à leitura e muita história boa para contar! Reunimos aqui um “banco de boas práticas” de solicitantes de diferentes organizações – escolas públicas, creches, bibliotecas, entre outras iniciativas – que já realizaram atividades com livros infantojuvenis do projeto Leia Comigo!.

Além do
Encantamento

O projeto nasceu a partir do Leia Comigo! com a ideia de estimular educadores e mediadores de leitura a contar histórias para encantar pequenos (e grandes) leitores. O principal objetivo é levar de forma mais dinâmica e envolvente os livros aos alunos.

Desde 2005, o Além do Encantamento promove oficinas de contação de história como ferramenta para compartilhar conhecimento e valores. Disponibilizamos também apostilas e vídeos com tutoriais que ensinam como montar e utilizar os recursos para ilustrar o momento da contação.

+ de 50 oficinas de capacitação em contação de histórias e mediação  de leitura

Curso online gratuito  de Contação de Histórias na Escola Aberta do Terceiro Setor

+ de 2.150 participantes de oficinas do “Além do Encantamento”

+ de 20 vídeos tutoriais com técnicas e dicas de contação

+ de 20 moldes e recursos auxiliares para tornar a contação mais viva

Curso “Contação de Histórias”
na Escola Aberta do Terceiro Setor

O conteúdo do curso “Contação de Histórias” é fruto da experiência de 20 anos da Fundação Educar em incentivo à leitura. Ao longo desse curso online e gratuito, convidamos você a compreender a importância da leitura, da arte de contar histórias e a aprender novas técnicas para melhorar sua experiência com a contação de histórias!

Vídeos de contação de histórias.
Muitas histórias pra contar.

A coleção Histórias para Contar é uma série de vinte episódios que apresenta adaptações dos livros da Fundação Educar e oferece alternativas práticas e simples de apoio à contação de histórias, fazendo uso criativo de objetos do dia a dia para estimular à leitura. Os vídeos estão disponíveis em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e legenda.

Materiais de apoio à contação de história

Como tornar a contação de história mais viva e encantadora? Nesses anos de incentivo à leitura, aprendemos muito e passamos a construir alternativas e técnicas que você pode utilizar para aproximar ainda mais o seu público do livro. Com materiais simples como garrafa PET, tecido, barbante e tesoura, você pode criar personagens que ajudam a ilustrar o conto no momento da narração.
Além de moldes e tutoriais para montar recursos auxiliares, o projeto Além do Encantamento já produziu apostilas e livros sobre a importância da leitura e do uso das histórias no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
Confira esses materiais em nossa Biblioteca Virtual.