Jornada Academia Educar

Na metodologia Academia Educar há uma programação de atividades desenvolvidas no decorrer do ano: as oficinas e os projetos-desafios. Com base nos pilares da educação da UNESCO, cada Jornada é criada pelo facilitador e pela equipe de monitores juvenis.

A riqueza da construção dessa Jornada está na garantia de um olhar atualizado, horizontal e significativo, numa construção de jovem para jovem.

Como são as oficinas?

Quais são os temas das oficinas?

1° Semestre

• Abertura e combinados
• Integração
• Valores e Ética I e II
• Oficina de Identidade
• Expressão Corporal I e II
• Comunicação I e II
• Comunicação Não Violenta
• Jogos Cooperativos
• Diversidade I e II
• Momento do Cuidado
• Prevenção do uso de drogas
• Teatro

• Atualidades
• Saúde
• Encerramento

Como são os projetos-desafios?

Multiplicação
na Escola

Tem como proposta a troca e o compartilhamento semanal de aprendizados. Os jovens participantes da Academia Educar se comprometem a multiplicar para os demais alunos de sua escola todo o conhecimento aprendido durante as oficinas, no contraturno escolar, em dias e horários combinados previamente com a gestão e com o educador padrinho, que acompanha o projeto na escola.

Projeto
na Escola

Proporciona um desafio para que os jovens levantem as necessidades da escola junto a alunos, professores, funcionários e à gestão, e proponham ações concretas para solucioná-las.

Oásis
Educar

É um movimento voluntário que busca integrar alunos, pais, comunidade e escola para a construção, de forma cooperativa, de sonhos coletivos de uma escola. O desafio é realizar uma melhoria física em escolas participantes do projeto. Antes da realização da obra, quatro passos – inspirados na metodologia do Instituto Elos – são realizados: reconhecer as belezas da escola, conhecer os sonhos dos alunos e os talentos e buscar os recursos. Depois disso, é hora do “mão na massa”.

Catavento de
Letras e Números

São oficinas com o objetivo de estimular o gosto pela língua portuguesa e pela matemática de forma dinâmica e descontraída. Os jovens, divididos em equipes, participam de uma gincana que premia o grupo de maior pontuação com uma viagem cultural.

Estação
Vivência

O projeto oferece aos jovens a oportunidade de conhecerem patrimônios culturais, projetos, instituições sociais e educacionais com o objetivo de despertar valores, ampliar repertório cultural e visão de mundo, estimular o voluntariado e a busca por conhecimento.

Conhecendo
o Mundo

Trabalho de pesquisa em que os jovens são desafiados, a partir de um sorteio, a estudar as principais características de um país, como: dança, costumes, comida típica, geografia, história. A partir disso, devem elaborar uma apresentação para outros adolescentes, uma banca julgadora e demais convidados. A equipe que o fizer da maneira mais completa e surpreendente, levar os presentes a uma viagem sem sair do lugar e seguir os critérios preestabelecidos, ganha uma viagem a um destino do Brasil na companhia do monitor padrinho e da responsável pelo projeto.

Espetáculo
de Encerramento

No final do ano, os jovens começam a se preparar para o espetáculo, que é o encerramento oficial do projeto. Para isso, eles constroem, coletivamente, as coreografias e figurinos utilizados na apresentação, que ocorre em um teatro em Campinas/SP. Pais, educadores e familiares são os principais públicos presentes no dia.

Agência
de Jornalismo

Com o apoio das jornalistas Fernanda Mello e Patrícia Coutinho, os jovens produzem o Jornal Mudando o Mundo. Eles decidem as pautas, a elaboração dos textos e a edição final. Para isso, os jovens participam de oficinas, nos finais de semana, as quais permitem que eles desenvolvam suas habilidades de investigação e escrita. Os exemplares dos jornais são canais informativos do que acontece na Academia Educar e são distribuídos para as escolas, os pais e parceiros.

Curso Inglês
e Espanhol

Com o apoio dos professores voluntários Gabriel Agrelli Moreira (Inglês) e Bruno Zanatta (Espanhol), os jovens recebem cursos básicos, que têm como objetivo despertar o gosto pela língua e dar noções do novo idioma.

Academia de férias.

São atividades socioculturais que acontecem durante o mês de julho, no período de férias escolares. Jovens e monitores se inscrevem em oficinas e posteriormente são selecionados para as atividades de acordo com a área de interesse. Confira abaixo alguns exemplos de atividades.

Conheça alguns exemplos de atividades.

Curta na Educar

Os jovens produzem, com o suporte de uma produtora, um curta-metragem. São responsáveis por todo o processo: desde a escolha do tema, a escrita do roteiro até a atuação. O resultado disso é um filme que transmite conhecimento e valores que geram mudanças. O Curta na Educar é inspirado no projeto Curta e Aprenda, construído em parceria com a VideoBase Filmes. Assista aos curtas-metragens produzidos pelos jovens:

Agência de Jornalismo

Curso Inglês e Espanhol

Aprendizados e descobertas
dos monitores juvenis

Em 2019, o formato da Academia Educar sofreu uma grande mudança: foi para dentro das escolas! Diferente dos anos anteriores, em que os jovens se reuniam no prédio da DPK para as oficinas e projetos-desafios, nesta edição os participantes tiveram uma experiência nova no chão da escola e os monitores juvenis compartilharam um pouco desta jornada no livro
“Academia Educar 2019: Aprendizados e descobertas dos monitores juvenis”.

Academia Educar em Rede

Como ampliar o impacto da Academia Educar e levar o protagonismo juvenil para outros espaços? Atendendo a esse convite, a Academia Educar em Rede visa fortalecer parcerias e correalizar percursos educativos em diversos projetos.

Academia Educar para jovens
em acolhimento institucional

Em parceria com a Fundação FEAC e por meio da metodologia da Academia Educar, o projeto ofereceu a adolescentes entre 13 e 15 anos, em acolhimento institucional, formação e desenvolvimento integral com foco no protagonismo juvenil, cidadania e habilidades socioemocionais. Em 2019, a tecnologia social da Academia Educar chegou a jovens do serviço de acolhimento da cidade de Campinas/SP para fortalecer o pilar “Aprender a Ser” e estimular a construção do projeto de vida dos participantes das instituições parceiras: Casa Lar “Crer & Ser” (Unidades I e II), Serviço de Acolhimento Institucional Convívio Aparecida (Unidade II), Associação Beneficente dos 13 Pais – Lar da Criança Feliz e UNIASEC – Abrigo Institucional Lar Nosso Sonho.