O eixo Educar Para o Protagonismo – com projetos Academia Educar, Academia Educar em Rede e Formação de Educadores – tem como desafio auxiliar as pessoas a se reconhecerem protagonistas e desenvolverem suas competências socioemocionais, fundamentais para seus projetos de vida e para que possam contribuir positivamente com a nossa sociedade.
Academia Educar
O primeiro projeto da Fundação Educar promove a formação de jovens em escolas públicas e cria oportunidades para que adolescentes de 13 a 16 anos descubram o seu potencial, se reconheçam protagonistas e sejam capazes de transformar a sua realidade, de suas escolas e comunidades.
Metodologia Academia
Educar: de jovem para jovem
Protagonismo juvenil (Professor Antônio Carlos Gomes da Costa)
Garantir espaços e condições para desenvolvimento do jovem
Práticas
cidadãs e solidárias
Solução
de problemas reais
Projeto baseado nos Quatro Pilares da Educação: Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer (do Relatório UNESCO “Educação do século 21: um tesouro a descobrir”).
Em parceria com as Diretorias de Ensino Leste e Oeste e a Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP, a Academia Educar atua ao longo do ano letivo, no contraturno escolar, com uma intensa programação composta por oficinas e projetos-desafios.
Acreditando que bons resultados devem ser multiplicados, a metodologia da Academia Educar foi disponibilizada no livro Academia Educar: da Inspiração à Prática.
Inspire-se e vamos, juntos, trabalhar em prol de estimular toda a energia criativa e empreendedora dos jovens brasileiros.
BOAS PRÁTICAS
Educar para o Protagonismo
Conselho de Jovens Educar para o Protagonismo
Em 2020 nasceu a ideia de criar um Conselho de Jovens da Fundação Educar, com o objetivo de discutir temas, estratégias e demandas sociais pertinentes ao eixo “Educar para o Protagonismo”, garantindo a pluralidade de pensamentos e a constante inovação dos projetos.
Os conselheiros terão como responsabilidade contribuir com a construção coletiva desses encontros mensais e devem estudar sobre temas como: juventudes, protagonismo juvenil, formação de educadores, educação no século 21, diversidade, entre outros.
O conselho deve ser constituído por jovens protagonistas que já passaram pela monitoria do projeto Academia Educar, tenham idade entre 18 e 29 anos, e estejam atuantes na sociedade, através da participação ativa e voluntária em projetos sociais, ligas acadêmicas, conselhos, comitês, grupos de trabalho e coletivos.
Conheça os membros do Conselho de Jovens 2024:
Anna Clara Menelau, 20 anos
Foi monitora na Academia Educar em 2018. Atualmente, estuda biomedicina e trabalha como Social Media em Campinas (SP).
Da Academia, aprendeu o tesouro do saber e a arte de enxergar o mundo com os olhos do coração e a não desistir no primeiro obstáculo.
Camilla Pompermayer, 20 anos
Foi monitora na Academia Educar em 2019. Atualmente, trabalha como Barista na Abigail Coffee Co em Campinas (SP).
Da Academia, trouxe a esperança no próximo, esperança em dias melhores e com isso facilita na crença de que as coisas vão dar certo, que somos potência e que podemos sim mudar o mundo!
Jeferson dos Santos, 21 anos
Foi monitor na Academia Educar em 2020 e em 2021. Atualmente, trabalha com atendimento ao público na C&A em Campinas (SP).
Da Academia, aprendeu que ninguém perde, todo mundo ganha… ganha conhecimento, ganha amigos e, acima de tudo sabedoria!
João Victor da Silva, 21 anos
Foi monitor na Academia Educar em 2017. Atualmente, trabalha na área comercial da DPK , empresa do grupo DPaschoal em Campinas (SP).
Da Academia, leva experiências que o tornaram mais incomodado, crítico, e mais ativo em temas humanitaristas.
Lívia Campos, 19 anos
Foi jovem na Academia Educar em 2019. Atualmente, estuda Terapia Ocupacional na UNESP em Marília (SP).
Da Academia, aprendeu a importância de ser protagonista da sua própria história!
Majori Silva, 24 anos
Foi monitora da Academia Educar em 2015. Atualmente, estuda Ciências Sociais na UFBA em Salvador (BA) e é estagiária, contadora de histórias e escritora.
Da Academia, aprendeu que o conhecimento deve ser compartilhado e que podemos descobrir nossos pontos fortes e pontos a melhorar de maneira leve.
Marina da Silva, 17 anos
Foi monitora da Academia Educar em 2023. Atualmente, é estudante do 3° ano do Ensino Médio, vestibulanda e estagia na MaxxiTrainning, empresa do grupo DPaschoal em Campinas (SP).
Da Academia, aprendeu que ser protagonista da sua história é o primeiro passo, mas entender seu papel dentro de uma sociedade é o que realmente nos faz protagonistas.
Rafaela Obrownick, 22 anos
Foi monitora da Academia Educar em 2017. Atualmente, trabalha na área de comunicação em São Paulo (SP) e é escritora de ficção especulativa.
Da Academia, leva a inquietude necessária para continuar mudando o (seu pedacinho do) mundo e a humildade em aprender com todos que fazem parte da sua jornada!
Formação de Educadores
A Fundação Educar entende que a figura do educador nas escolas ocupa um papel fundamental na formação do ser humano integral, tem enorme poder de transformação e alcança um público ainda maior de jovens.
Com base nos resultados positivos apresentados ao longo de 30 anos de atuação com adolescentes, fomos convidados a compartilhar nossa experiência e inspirar mais educadores a aplicarem práticas de protagonismo juvenil como estratégia educativa para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e de cidadania.
O projeto nasce de uma parceria da Fundação Educar com as Diretorias de Ensino Regional Leste e Oeste de Campinas/SP e com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas e hoje se espalha pelo Brasil afora!
Se você é de uma Secretaria Municipal de Educação e deseja levar a Formação de Educadores para a sua cidade, entre em contato com a nossa equipe: fundacao@educardpaschoal.org.br
Oferecemos as seguintes formações:
• Mentoria em Protagonismo Juvenil
• Competências Socioemocionais
• Gestão de Conflitos
Além da equipe da Fundação Educar, os monitores juvenis do projeto Academia Educar participam ativamente da Formação de Educadores, levando a voz e a potência do jovem para essa construção coletiva de práticas e saberes.
+2.900
educadores formados desde 2016
+7.600
educadores participantes nas 18 edições do Encontro Educação e Protagonismo
Publicação de Guias para Educadores com a Metodologia da Academia Educar
O que estamos fazendo?
Parceria com o
Instituto Padre Haroldo
O Instituto Padre Haroldo é uma instituição de Campinas/SP referência em programas de educação e prevenção, acolhimento institucional, educação social e programa de recuperação de dependência química. A organização passou a aplicar a metodologia da Academia Educar no projeto de prevenção com adolescentes que já realizava. Por meio de encontros com membros da Fundação Educar e com monitores juvenis, o Instituto desenvolveu atividades inspiradas em nossas oficinas e projetos-desafios, visando o desenvolvimento de competências socioemocionais dos jovens atendidos.
Formação de
Educadores em parceria
com a Daterra Coffee
Em parceria com a Daterra Coffee e Secretaria Municipal de Educação de Patrocínio/MG, a Fundação Educar esteve na cidade mineira para compartilhar sua experiência em protagonismo juvenil com os educadores da região.
Para os encontros dessa Formação de Educadores acontecerem, contamos com a ajuda dos monitores juvenis da Academia Educar e dos jovens protagonistas da Academia do Grão – projeto desenvolvido pela Daterra Coffee na cidade com inspiração na Educar. Estiveram presentes professores do ensino fundamental e da educação infantil.
Encontro Educação
e Participação
Desde 2006 o Encontro Educação e Participação – A Escola Como Centro de Cidadania é uma ação de fortalecimento e espaço de aprendizagem para educadores. A iniciativa tem mobilizado parceiros da Fundação Educar para debater sobre temas como processos de aprendizado, soluções inovadoras, valorização do papel do professor, ensino público de qualidade, resiliência, cidadania.