Seja promotor(a) de um programa de desenvolvimento de monitoria juvenil em sua escola e/ou comunidade.
A formação de monitores juvenis é parte da Academia Educar – um projeto de estímulo ao protagonismo juvenil em escolas públicas.
Quem assume as atividades
de desenvolvimento
são eles mesmos: os jovens.
Mas eles não estão sozinhos!
Para facilitar esse processo com jovens precisamos de você! Que acredita na potência criativa, na autonomia, na colaboração e no protagonismo. Conheça nossas premissas e o passo a passo para implantar um programa de monitoria em sua escola ou organização.
Acreditar na capacidade do jovem
Promover espaço de voz e desenvolvimento do protagonismo da cidadania
Garantir espaço de diálogo e escuta ativa
Educadores como fonte de inspiração para os jovens
Quer saber como desenvolver atividades e fomentar
um grupo de líderes juvenis em sua escola ou comunidade?
Vem com a gente! Confira os cinco passos recomendados:
#1
Conheça
Conheça o programa de desenvolvimento de protagonismo e a formação de monitores juvenis.
Nesse espaço você terá acesso aos conceitos que norteiam nosso método (teoria) e muita prática com os roteiros das oficinas e projetos que utilizamos com grupo de líderes juvenis.
Navegue pelos 25 módulos para conhecer nosso conteúdo e curadoria de atividades.
#2
Defina o formato
Qual o melhor formato para sua escola ou instituição? O programa é flexível e refletir qual a dinâmica que melhor se adapta será um passo importante. Tudo começa com UM PROJETO SIGNIFICATIVO! Qual é a demanda (dos usuários ou da instituição) que merece um grupo de monitores juvenis? Nossa sugestão de atividades de protagonismo e monitoria trarão as ferramentas socioemocionais para os participantes e para o grupo. Entender que outros conteúdos são relevantes para o seu projeto específico e incluí-lo na programação será fundamental.
#3
Envolva
Compartilhe a ideia com a gestão escolar ou lideranças da instituição/grupo onde deseja implementar as atividades. Apresente a proposta para outras pessoas que possam reforçar o grupo de apoiadores de ideia. Institucionalizar esse projeto na instituição (estratégico, dentro do projeto pedagógico). Tem que ser parte.
#4
Convide
Você pode aplicar o programa para um grupo de jovens (uma turma, uma sala, o grêmio ou qualquer grupo de jovens que esteja ao seu redor). Para ser ponte entre as atividades e o grupo, recomendamos que você recrute um grupo de monitores juvenis que irão auxiliá-lo durante todo o processo. O material aqui disponível trata do desenvolvimento dos monitores.
#5
Mão na massa
Agora é começar! Aproveite essa experiência como um espaço de aprendizagem também para você e para a escola/instituição.
Impacto Social da Academia Educar
+12 mil
jovens formados
pela Academia Educar
+95
escolas participantes
em todas as Regiões
de Campinas
+250
projetos nas escolas
desenvolvidos pelos jovens
Tecnologia Social certificada
pela Fundação
Banco do Brasil
Selo Parceiros
do Recomeço
da Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo